No dia 27 de novembro, entre as 14h30 e as 17h00, na escola EB 2, 3 António Feijó, realizou-se a atividade “Sentir o Outono”, do projeto Amigos Prováveis, durante a qual os idosos das várias instituições do município de Ponte de Lima vieram à escola.
Iniciou-se a atividade no auditório, com a música de Gal Costa “Ruas de Outono”. De seguida, foi lida a história “A chegada do outono do espantalho brincalhão” pelo aluno Enzo Morais, e houve a intervenção de uma senhora da Ribeira a contar as suas vivências de quando era mais nova na época das colheitas.
As alunas Ana Reis e Matilde Oliveira prepararam um jogo das palavras relativo a dois provérbios relacionados com a estação do outono – “Pelo São Martinho, mata o teu porco, bebe o teu vinho”, “Se as andorinhas partirem em outubro, seca tudo” -, no dia apresentados a todos os participantes pela Ana Reis e Anna Gomez. Depois, cada idoso escreveu num cartão um provérbio à sua escola e desenhou/pintou uma folha de uma árvore, orientado pelos voluntários.
Os momentos musicais de concertina estiveram a cargo da aluna Diana Lago (“Rosinha”, “Ramalhinho”, “Tirana”).
Terminou-se a atividade com um lanche na cantina da escola. Um momento de convívio e amizade entre os idosos, os seus acompanhantes e os voluntários.
Nesta atividade, estiveram presentes 48 pessoas, entre idosos e seus colaboradores/técnicos das instituições ERPI Cónego Correia, Centro Paroquial e Social de Fornelos, Rebordões Souto, Ribeira e Anais. Os utentes da Casa da Caridade de Nossa Senhora da Conceição não puderam estar presentes devido a problemas de saúde por parte de alguns. Os voluntários são oriundos das turmas 6º F e G, 8º C, 9º D, num total de 24 alunos, apoiados pela professora coordenadora do projeto Amigos Prováveis da escola António Feijó, Casimira Pinto.
Foi uma tarde muito animada, divertida e com partilha de saberes/conhecimentos entre os voluntários e os idosos de companhia.
Agradecimento à direção da escola por ter cedido o espaço da escola sede (auditório e cantina) e aos Assistentes Operacionais.
Professora Casimira Pinto
Alunos Voluntários da Escola António Feijó




