Laboratório de Leitura mobiliza alunos da Escola Básica Ponte de Lima

Depois do sucesso de outubro, a Escola Básica de Ponte de Lima continua, em novembro, a promover uma série de atividades nos “Laboratórios de Leitura”. Esta iniciativa visa incentivar o gosto pela literatura e promover a competência da leitura entre os alunos, proporcionando um espaço interativo e dinâmico onde possam explorar diferentes géneros literários e desenvolver habilidades críticas.

Os “Laboratórios de Leitura” incluem atividades como leituras dramatizadas, reflexões sobre livros e oficinas internas de escrita criativa. Estas sessões são conduzidas por professores e mediadores de leitura, que guiam os alunos numa jornada literária rica e envolvente.

Assistimos:

  • P1A – “Leitura” do poema ‘Plantar uma Floresta” de Luísa Ducla Soares;
  • P1C – História “Sê uma árvore” de Maria Gianferrari. Atividade: o que a árvore nos dá e parte da canção de Carlos Paião – Uma árvore, um amigo;
  • P2A – pesquisa sobre árvores autóctones e criação de adivinhas: Quem sou eu?;
  • P2B – livro “O que vês quando olhas para uma árvore?” de Emma Carslile. exploração do livro e realização de caligramas com as frases e palavras que os alunos selecionaram e que lhes transmitiam mensagens importantes;
  • P2C – A seringueira (pesquisa sobre esta árvore, escrita de uma quadra, leitura de um poema- uma quadra por cada grupo);
  • P3A – Caligramas de árvores;
  • P4A, P4B e P4C – pesquisa sobre árvores autóctones, elaboração de textos informativos em grupos, compilação dos textos das três turmas e leitura.

Com estas atividades, a escola pretende criar um ambiente de partilha e colaboração, onde os alunos possam expressar as suas opiniões sobre as obras lidas e trocar experiências com os colegas. As atividades são adaptadas para diferentes faixas etárias, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.

O objetivo principal desta iniciativa é não só promover a leitura, mas também fomentar o espírito crítico e a criatividade dos alunos, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento académico e pessoal. A comunidade escolar é convidada a participar e apoiar estas atividades, fazendo da leitura uma experiência conjunta e enriquecedora.