No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação, as portas da Escola Básica de Ponte de Lima, abriram-se para acolher duas mães da turma P3A que, gentilmente, responderam ao convite lançado às famílias no sentido de cimentar a relação de cooperação entre a Escola e o meio familiar. Um hino ao projeto Escola ComVida. De realçar que o referido projeto, transversal a todos os anos de escolaridade, pretende envolver os Encarregados de Educação no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos e consiste na partilha de saberes, experiências e vivências de forma apelativa e interativa. Atendendo ao seu caráter flexível e abrangente, abarca uma panóplia de temáticas e diferentes domínios fundamentais (as artes e os ofícios, a alimentação e os sabores, a saúde e os cuidados básicos, as profissões e o seu impacto na estrutura social, as motricidades, bem como o estímulo da leitura).

Neste caso concreto, a temática enquadrou-se numa área crucial da Educação para a Cidadania e a Sustentabilidade, a saber, a sensibilização para a implementação de hábitos saudáveis alimentares mediante a dinamização de um workshop culinário, acessível a pequenos e a graúdos. Munidas dos equipamentos e dos ingredientes necessários, as mães voluntárias da referida turma conduziram os alunos a descobrir os ingredientes necessários para a preparação de deliciosas panquecas, nutricionalmente recomendáveis. Além disso, os mesmos puderam experimentar o modo de confeção das mesmas, respeitando, para esse efeito, as normas de segurança e de higiene, imprescindíveis no ato de manuseamento de alimentos. Com entusiasmo e curiosidade, puseram literalmente as mãos na massa e deliciaram-se com o resultado final! Tal como astutamente mencionaram, a alimentação deve ser variada e equilibrada. Nesse sentido, os meninos aprendizes, mas com um talento inato para a culinária, juntaram seis bananas bem maduras, seis ovos, farinha de aveia e leite em proporção adequada, um toque de mel, essência de baunilha e canela numa liquidificador, dando origem a uma massa bem cremosa e de aroma agradável ao olfato. Cuidadosamente, transformaram a massa em suculentas panquecas que rechearam com um ingrediente secreto! Na verdade, as mesmas podem ser apreciadas sem recheio ou com recheio de diferentes cores e de acordo com os gostos pessoais. Recomenda-se, contudo, de forma preferencial, o recurso a compotas de fruta ou fruta laminada. No final da atividade, não se esqueceram de ajudar na limpeza do espaço, pondo em prática o lema: “Onde todos ajudam, nada custa!”
Com o estômago reconfortado, concluíram que é possível confecionar lanches saudáveis, procurando a doçura dos sabores em alimentos saudáveis! Com o desejo de partilhar a sua experiência, lançam a toda a comunidade escolar o desafio de experimentar a receita em família! A culinária é, de facto, uma arte mágica que, de acordo com o olhar brilhante dos nossos meninos, contribui para o bom humor e para estreitar os laços. As mães, dinamizadoras da referida atividade, em colaboração com a Professora Anabela Magalhães, corroboraram tal afirmação ao receberem os amorosos abraços de gratidão dos doces alunos da turma P3A!



