
Durante o mês de abril, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte de Lima, em parceria com o Município de Ponte de Lima e a Polícia de Segurança Pública, promoveu ações de sensibilização para a prevenção dos maus-tratos na infância. O objetivo foi alertar a comunidade para a importância de proteger as crianças e garantir o seu bem-estar.
No final do mês reunimos todas as crianças do Jardim de Infância e os alunos da Escola Básica Ponte de Lima e realizámos um registo simbólico em forma humana de laço azul.
A campanha do Laço Azul, reconhecida mundialmente, é uma iniciativa que visa promover a proteção das crianças contra abusos e maus-tratos. A origem desta campanha remonta aos Estados Unidos, quando Bonnie Finney, uma avó que perdeu os dois netos vítimas de violência, amarrou uma fita azul na antena do seu carro como símbolo de sua dor e revolta. A cor azul representa as lesões sofridas pelas crianças e serve como um lembrete constante da necessidade de lutar pela sua proteção. Desde então, o Laço Azul tornou-se um símbolo global de consciencialização e compromisso na defesa dos direitos das crianças.