Ser aluno por um dia

No dia 17 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h00, na escola EB 2, 3 António Feijó, realizou-se a atividade “Ser Aluno por um Dia”, no âmbito do tema aglutinador “Regressar, Pertencer e (Co)Operar”, do projeto Amigos Prováveis, com a vinda dos idosos de companhia à escola.

Iniciou-se a atividade com a visita à biblioteca escolar, às salas de informática e ao espaço desportivo.

Depois, no auditório da escola, a atividade teve vários momentos musicais a cargo das alunas Ema Prates e Matilde Domingues (“O Balão do João”), Luana Afonso e Maria Rodrigues, (“A Minha Casinha”) e Martim Reis na concertina (“Pezinho”).

Houve a intervenção de dois idosos de companhia – Sr. Fiúza da Santa Casa da Misericórdia e Dona Rosa Conceição da Ribeira – que partilharam com os demais como eram as aulas na sua altura de criança no ensino básico.

Na parte final, os participantes foram experimentar ter uma aula dos dias atuais, nas salas de aula do bloco 3, lecionada pelos alunos. Aprenderam sobre António Feijó e o Hino de Ponte de Lima. Além disso, realizaram um esquema de palavras cruzadas e pintaram um desenho, orientados pelos voluntários.

A todos os idosos e convidados foi oferecido um pequeno cartão com uma mensagem em formato de uma folha de papel.

Terminou-se a atividade com um lanche na cantina da escola. Foi mais um momento de confraternização, convívio e de alegria entre os idosos, voluntários e convidados.

Nesta atividade, estiveram presentes 76 pessoas, entre os idosos e seus colaboradores/técnicos das instituições ERPI Cónego Correia, Centro Social e Paroquial da Correlhã, Centro Paroquial e Social de Fornelos e Rebordões Santa Maria, Rebordões Souto, Ribeira e Anais, bem como dos presidentes das Juntas de Freguesia. Os voluntários são oriundos das turmas 6º A, 7º B, C e G, 9º E, num total de 24 alunos, apoiados pela professora coordenadora do projeto Amigos Prováveis da escola António Feijó.

Foi uma tarde de aprendizagem, conhecimento e partilha de gerações entre os voluntários e os idosos de companhia.

Professora Casimira Pinto

Alunos Voluntários da Escola António Feijó