Atividade experimental: Porque não se vê o açúcar nos refrigerantes/sumos?

No âmbito do Dia Mundial da alimentação, a turma P3A foi procurar responder à questão “Porque não se vê o açúcar nos refrigerantes/sumos?”, tendo realizado a atividade experimental da dissolução.

Esta atividade foi desenvolvida no laboratório da EB de Ponte de Lima, em grupos de 5/4 alunos, e seguiu o protocolo no qual constava: questão-problema, materiais, procedimento, previsões, resultados e conclusão. Os alunos partilharam (ODS 4) as suas previsões, comparando-as com os resultados obtidos, realizaram (ODS 10) a experiência e chegaram à conclusão de que há materiais/alimentos que se dissolvem num líquido (açúcar, sal) e que outros não (azeite, arroz). Além disso, perceberam que a dissolução explica a existência do açúcar nos refrigerantes/sumos, mesmo que não seja visível.

No final, partilharam que foi uma atividade divertida e que gostavam de repetir!