Atividade “Reviver o 25 de abril”

No dia 24 de abril de 2024, entre as 14h30 e as 16h30, na escola EB 2, 3 António Feijó, realizou-se a atividade “Reviver o 25 de abril” do projeto Amigos Prováveis, com a vinda dos idosos à escola.

Todos os presentes tiveram a oportunidade de visitar a exposição sobre o 25 de abril, patente na biblioteca escolar.

No auditório iniciou-se a atividade com um momento musical a cargo das Luana Afonso e Maria Rodrigues, que presentearam o público com “O Fado” de Lioba Vergely e Vítor, professores da Academia de Música. Seguiu-se a apresentação de um vídeo com alguns testemunhos por parte dos idosos, antes do 25 de abril. A apresentação da vivência na escola depois do 25 de abril foi feita pela aluna Carmo Presa e pela professora Casimira Pinto. Na parte final, houve outro momento musical protagonizado pela concertina do aluno Afonso Lago, que interpretou a “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso.

A todos os idosos e convidados foi oferecido um cravo feito em papel crepe e um cartão com uma mensagem escrita pela aluna Isabel Gonçalves.

Terminou-se a atividade com um lanche na cantina da escola. Foi mais um momento de confraternização, convívio e alegria entre os idosos, voluntários e convidados.

Nesta atividade, estiveram presentes os presidentes das Juntas de Freguesia de Rebordões Souto e da Ribeira, três representantes da Liga dos Combatentes do Núcleo de Ponte de Lima e alguns voluntários responsáveis da escola de Arcozelo. Da direção da escola esteve presente o diretor José António Silva e o adjunto João Carlos Gonçalves.

Foi uma tarde de reviver, recordar o passado e partilhar experiências entre os mais novos. Momentos de grande felicidade e alegria nos rostos de todos os idosos.

Professora Casimira Pinto