Sessão online “Consumer Talks: Navega em boas marés”

No dia 6 de fevereiro, na escola EB 2,3 António Feijó, os 44 alunos das turmas 8°B e 8°C, no âmbito do Dia da Internet mais Segura, tiveram uma sessão de sensibilização sobre o mundo digital, no âmbito do Dia da Internet mais Segura. Transmitida por Zoom e dinamizada pela Dr.ª Sara Pinheiro, esta palestra teve o nome de “Consumer-Talks: Navega em boas marés”.

Aprendemos sobre os seus perigo e soluções. A meio da palestra, houve alguns termos destacados, sendo eles o Phishing, uma “pesca” de informações através da falsificação de sites e identidade. É o método mais comum usado pelos piratas informáticos quando se pretende extrair informações pessoais como: Password, Email, número de cartão de crédito, etc… O Smishing, que tem a mesma finalidade do Phishing, mas é feita através do SMS, fingindo ser um número ou pessoa confiável, normalmente mandando um link com uma justificação plausível, o que acaba por roubar as informações pessoais de quem clicou na hiperligação. Por fim, o Vishing, que consiste na mesma coisa que os últimos dois tipos de fraude, mas é feita através de uma ligação telefónica. A pessoa por trás da ligação irá fingir ser alguém que tenha domínio sobre alguns dados pessoais, como um trabalhador de uma instituição bancária, um polícia, etc…

Caso a pessoa acredite e prossiga, a voz por trás desta ligação irá pedir dados pessoais, dizendo que são necessários para alguma ação importante ou renovação de algo da pessoa, quando na verdade, está apenas a roubar as informações pessoais com más intenções.

Após esta detalhada explicação, a Dr.ª Sara Pinheiro decidiu iniciar um Quiz sobre o que estas duas turmas aprenderam, através de um Kahoot! O vencedor deste questionário foi a Leonor Melo, da turma 8º C.

Esta apresentação durou aproximadamente 60 minutos e deu a conhecer, não só aos alunos destas duas turmas, mas também às duas professoras responsáveis Casimira Pinto e Cândida Oliveira, tudo o que o mundo digital nos pode proporcionar, seja positivo ou negativo. É um mundo com muitos perigos, mas com os cuidados necessários e nas marés certas, de certeza que encontraremos várias ondas de alegria.

João Nuno Malheiro, 8º C