Sessão de sensibilização sobre “Menos Vida Virtual, Mais Vida Real”

No passado dia 7 de fevereiro de 2024, as turmas do 6.º E, 6.º G e 6.º H participaram na sessão intitulada “Menos Vida Virtual Mais Vida Real”, promovida pelo Programa de Educação para a Saúde e Escola Segura.

O Sr. Vasco, agente da PSP, alertou para os perigos digitais, para os problemas que os jovens estão a ter com o uso do telemóvel e outros dispositivos eletrónicos e com acesso às redes sociais, como por exemplo: o vício, a ansiedade, a depressão, o cyberbullying, entre outros.

Casos como os anteriormente citados são muito comuns hoje em dia. No entanto, o termo Nomofobia (medo de ficar sem o telemóvel) é um dos casos de dependência mais encontrado nos jovens de hoje. Atualmente, numa escola, é muito comum ver crianças e jovens a jogar videojogos e utilizar as redes sociais nos intervalos, o que mostra a gravidade deste problema. Sendo até considerada uma droga, o telemóvel é extremamente viciante e, muitas das vezes, serve para muitos pais colocarem os seus filhos sossegados ou a dormir. O uso exagerado de ecrãs, pelo jogo e uso das redes sociais, faz muito mal ao sistema nervoso antes de dormir, no entanto, nos dias de hoje, crianças e até mesmo bebés adormecem agarrados ao telemóvel. Por outro lado, após a quarentena do Covid 19, cada vez mais as crianças recebem telemóveis com uma idade muito jovem.

Por fim, conseguimos compreender que, ultimamente, existem predadores e criminosos na internet, incluindo nos sites infantis.

É recomendado aos pais e adultos que “inspecionem” com olhos de ver o que os filhos fazem na web.

É recomendado aos pais e adultos que coloquem limites no uso do telemóvel!

Tenham uma vida ativa e façam muito desporto!“, recomenda o Senhor Agente Vasco!

Afonso Lima e Rodrigo Silva do 6º E