Escola ComVida: Atividades experimentais

No âmbito do projeto “Escola ComVida”, os pais dos alunos Manuel e Miguel Veiga e da mãe do aluno Isaac desenvolveram com os alunos da turma no P4A uma atividade que se desenrolou em diversas fases.

Iniciou com a atividade experimental dinamizada pela mãe do Isaac que desafiou os alunos a procurarem resposta para o efeito das chuvas ácidas nos matérias e no ambiente. Para isso usaram giz, moedas e couves e alfaces para simular o efeito das chuvas ácidas nos monumentos (calcário ), nas estátuas (cobre) e nas couves e alfaces (plantas) usando como elemento ácido o vinagre. Após a realização das experiências concluíram que as chuvas ácidas eram prejudiciais para todos.

Uns dias depois, o pai do Manuel veio à sala de aula falar sobre o método experimental, a formação destas chuvas e formas atenuar os seus efeitos, promovendo o debate e a reflexão. 

Numa terceira fase, a mãe do Isaac regressou à nossa escola para preparar a demonstração da atividade feita anteriormente que a turma P4A iria fazer na escola sede, tendo sido envolvidos todos os alunos.

Finalmente, após articulação com o pai do Miguel Veiga, deu-se a ida à escola sede da turma acompanhados pela professora titular de turma, Raquel São João,  e pela professora Neuza São João, no dia 9 de junho. Nessa visita, apresentaram às turmas 5A e 7C a atividade experimental preparada e desafiaram os outros alunos a sugerirem formas de fazer face à problemática das chuvas ácidas. No final, os colegas do 5A fizeram uma visita guiada e explicada ao Charco e a Horta Pedagógica. 

Os alunos manifestaram entusiasmo por estarem na sua futura escola e pela troca de conhecimento com os colegas mais velhos.

Esta atividade foi muito interessante, porque permitiu trabalhar a questões de proteção do património e do ambiente e a articulação entre ciclos. E mais do que isso o envolvimento, a colaboração e a partilha entre diferentes membros da comunidade escolar (alunos, pais, professores de diferentes grupos).