Cidadãos do Mundo: Uma Viagem Fascinante à Rússia

No âmbito do projeto “Cidadãos do Mundo”, a nossa sala teve o privilégio de receber os pais do Nicholas, a Sra. Valéria e o Sr. Luciano, que prepararam uma sessão inesquecível e nos levaram a viajar até à Rússia.

A aventura começou com a localização deste imenso país no globo terrestre, abrindo caminho para a descoberta da sua impressionante grandiosidade geográfica. As crianças ficaram fascinadas ao conhecer a imensidão da taiga e a sua riqueza natural, com especial destaque para o imponente tigre e urso. Descobrimos também que, devido aos meses de inverno severo, o governo russo tem uma preocupação central em assegurar o fornecimento de aquecimento a toda a população para combater o frio extremo.

A vertente cultural e linguística não ficou atrás. Os nossos pequenos “cidadãos do mundo” aprenderam algumas palavras em russo, e travaram conhecimento com o alfabeto cirílico. Como recordação especial deste dia, os nossos convidados imprimiram, no verso do nome de cada criança, o respetivo nome escrito em russo, um presente que todos adoraram!

Para tornar a experiência ainda mais real, os pais do Nicholas trouxeram também impressas as imagens das moedas e notas da Rússia (o rublo), permitindo às crianças explorar o dinheiro que se usa do outro lado do mundo.

A viagem continuou pelos monumentos mais emblemáticos e pela beleza arquitetónica das igrejas russas,  os trajes tradicionais, sem esquecer o artesanato típico, onde a famosa boneca matriosca, com as suas várias bonecas de tamanhos diferentes guardadas umas dentro das outras. No campo da música e do entretenimento, falaram sobre os famosos desenhos animados russos e pudemos ouvir o som contagiante da balalaica, a guitarra tradicional da Rússia que tem apenas três cordas.

A gastronomia russa revelou-se uma caixinha de surpresas. Aprendemos que, para enfrentar o frio, as sopas quentes são pratos fundamentais no dia a dia do país. Outra grande descoberta foram os famosos crepes russos (conhecidos como blini), que manda a tradição comer bem quentinhos e acompanhados com manteiga!

Para complementar esta introdução à mesa russa, conhecemos o famoso samovar (o objeto tradicional onde o chá é mantido a ferver) e a forte tradição de beber chá bem quente acompanhado por biscoitos.

Para fechar esta fantástica experiência tivemos uma deliciosa sessão de degustação. Miúdos e graúdos deliciaram-se com uma variedade de biscoitos, bolachas e gomas que vieram da Rússia e que fizeram as delícias de todos.

Obrigada por nos terem proporcionado esta belíssima viagem!