Tribunal na Sala de Aula: Uma Questão de Justiça!

No âmbito do projeto Escola ComVida, a turma do P2C recebeu esta semana a visita de mais uma Encarregada de Educação. Desta vez, foi a mãe do António Miguel quem levou o tribunal até à sala de aula, proporcionando às nossas Estrelinhas uma experiência muito especial e enriquecedora.

Ao longo da atividade, os alunos ficaram a conhecer melhor o funcionamento dos tribunais, as profissões ligadas à justiça e a importância das leis para garantir que todos somos tratados de forma justa.

O momento mais divertido foi a recriação de um julgamento inspirado na história do Capuchinho Vermelho. O arguido era nada mais, nada menos do que o famoso Lobo Mau! Depois de ouvirem as testemunhas, analisarem os factos e refletirem sobre o caso, os elementos do júri chegaram ao seu veredito: o lobo não teve intenção de assustar nem de fazer mal a ninguém. Segundo a sua defesa, estava apenas com muita fome!

Apesar de ter sido considerado responsável pelo susto causado, o lobo recebeu uma pena leve e muito original: pagar a sua dívida à comunidade com muitos abraços e trabalho comunitário.

Foi uma manhã cheia de aprendizagens, partilhas e momentos divertidos, que permitiu aos alunos compreender melhor o valor da justiça, do diálogo e da tomada de decisões de forma responsável.