No âmbito do projeto Escola ComVida, os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Ponte de Lima participaram numa ação prática de Suporte Básico de Vida, dinamizada por uma equipa de Suporte Imediato de Vida do INEM que encantou todos os alunos.
Com grande profissionalismo, disponibilidade e espírito de missão, o grupo de voluntários proporcionaram aos alunos uma experiência única, permitindo-lhes aprender, de forma simples e segura, como agir perante pequenas emergências do quotidiano. Houve demonstrações, exercícios práticos como “Brincar a Reanimar” e momentos de interação que despertaram nos alunos curiosidade, responsabilidade e vontade de ajudar o próximo.
“Os alunos ficaram fascinados com os voluntários do INEM e perceberam a importância de saber pedir ajuda, manter a calma e proteger-se em situações do dia-a-dia” afirmou a professora Cátia Brito. Segundo a professora Rosa Cerqueira, “este momento ajuda os alunos a perceber que todos podem contribuir para a segurança do outro.” Por sua vez a professora Jéssica Sousa, afirmou que “o contacto direto com estes profissionais, reforçou valores de respeito, coragem e solidariedade.”
Esta iniciativa reforça o compromisso da escola com a educação para a cidadania, articulando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente: ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao promover competências básicas de segurança e cuidados preventivos; ODS 4 – Educação de Qualidade, através de aprendizagens significativas e práticas; ODS 11 – Comunidades Sustentáveis, ao envolver serviços locais de proteção civil e reforçar a consciência coletiva sobre segurança.
A Escola Básica de Ponte de Lima agradece à equipa de voluntários INEM de Ponte de Lima pela parceria e pelo contributo para a formação integral dos seus alunos.




