O Dia de Aulas ao Ar Livre é um movimento global para que o contacto com o ar livre seja uma realidade diária na vida das crianças. Assinalado todos os anos em duas datas específicas, os professores proporcionam tempo ao ar livre para aprender e brincar.
As turmas do nosso Agrupamento aderiram ao Dia de Aulas ao Ar Livre – 08 de maio -, concretizando várias atividades que passamos a elencar:
-P3A (EB Ponte de Lima) realizou as seguintes atividades:
- “Caça à lenda e fábulas”: procurar as histórias no recreio, ordenar e ilustrar (construção cartazes em grupo);
- Elaboração de um cartaz do “O Dia de Aulas ao Ar livre” (registo em palavras e desenhos do que era para eles o Dia de Aulas ao Ar Livre);
- “Caça aos ângulos”: desenhar objetos do recreio e identificar os ângulos;
- “Ângulos corporais”: em turma e usando o corpo representar ângulos.
– Turmas 1º ano – EB Ponte de Lima realizaram as seguintes atividades:
- Levar os alunos ao parque;
- Diálogo sobre importância destes espaços e a importância da sua preservação;
- Exploração dos espaços, analisando espécies animais e vegetais;
- Recolha de alguns elementos para a construção de um cartaz;
- Apanhar e colocar nos caixotes o lixo que se encontrar;
- Apresentação da história “ Tito, a reciclagem é para todos!”
- Audição da canção “ Vamos proteger a Natureza”.
- Realização do jogo “Separar é que está a dar!” – Os alunos são organizados em equipas e seguindo um percurso com arcos, bicicleta/trotinete e cordas, têm que levar o lixo ao ecoponto correto. Vence a equipa que terminar primeiro e colocar o lixo corretamente.
-Jardim de Infância -EB Ponte de Lima: Danças ao ar livre
-Jardim de Infância- EB Feitosa – Atividades práticas ao ar livre



-7ºB (Português)– A partir da leitura do livro “Leandro, Rei da Helíria, cujas princesas-personagens têm nomes de flores e personalidades adequadas aos nomes, exploraram a flora da escola e inventaram novas princesas com nome de flores e respetivas personalidades. ( texto e imagens já publicadas no jornal despertar);
-7ºE ( Geografia)- Previsão do estado do tempo no momento e identificação dos elementos do clima;
-9ºG ( Português)– Estudo do texto poético , andaram à procura de elementos do exterior da escola que lhes parecessem poéticos. Depois de fotografar e escolher uma fotografia, com recurso a IA, geraram poemas “ao jeito de” poetas do seu gosto. Por último, cada grupo criou uma quadra com rima cruzada e versos em redondilha maior, sobre a mesma imagem.
-9ºF (Geo/CD)- Levantamento dos diferentes riscos que possam existir na escola ( riscos tecnológicos, naturais, saúde…);
-9ºH ( EV)- Elaboração de um desenho sobre a multiculturalidade na nossa escola;


