P3B e “Laboratórios de Leitura” recitam na GNR
No passado dia 16 dezembro 2024, os alunos da turma P3B tiveram a oportunidade de visitar a Guarda Nacional Republicana (GNR) como parte do projeto “Laboratórios de Leitura”. Esta atividade visou promover a literacia em público.
Durante a atividade de leitura, os alunos puderam partilhar a leitura de adivinhas/poemas natalícios e a apresentação de uma canção coreografada pelos alunos da turma (“Somos bolas de cristal”). Esta experiência reforçou a importância da leitura e do conhecimento acerca do papel das instituições na sociedade.
Os alunos da P3B saíram da visita não apenas com novos conhecimentos, mas também com uma motivação renovada para continuar a explorar o mundo da leitura.
A atividade permitiu que os alunos desenvolvessem as suas competências de leitura em público. Os agentes mostraram-se recetivos e interessados nas leituras, criando um ambiente de partilha e valorização da cultura.
Durante a visita, os alunos sentiram a importância da corporação na proteção da sociedade e na manutenção da ordem pública.
A escola agradece à Guarda Nacional Republicana pela receção e pela oportunidade de proporcionar aos nossos alunos esta experiência enriquecedora, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e académico.
No final, os alunos agradeceram a oportunidade /disponibilidade e ofereceram um postal à instituição.
O projeto “Laboratórios de Leitura” continua a promover outras atividades que envolvem leitura e cidadania, sempre com o objetivo de formar leitores críticos e conscientes.
“Laboratório de Leitura” e “Escola ComVida” em sintonia
A turma P3A promoveu o Projeto “Laboratório de Leitura”, em parceria com a “Escola ComVida”, com uma série de atividades especiais sobre o Natal, envolvendo alunos e seus pais em momentos de aprendizagem e confraternização.
Uma das atividades mais destacadas foi a leitura do texto “Contagem Decrescente para o Natal – Histórias de Advento”, realizada pelos alunos e pela professora Raquel São João para os pais presentes. Essa iniciativa não apenas incentivou o hábito da leitura entre as famílias, mas também proporcionou uma oportunidade de reflexão sobre o significado do Natal.
Além disso, os alunos dedicaram-se a criar e ler mensagens de natal, trocar sentimentos e votos de felicidade com os seus pais. Essa troca emocional contribuiu para fortalecer os laços familiares durante esta época tão especial.
A música também teve o seu espaço nas atividades. Os alunos apresentaram a canção “Pinheirinho de Natal”, que incluiu não apenas a letra, mas também uma coreografia animada, envolvendo todos num clima festivo. Para complementar, houve uma divertida percussão de corpo, onde pais e filhos se uniram para tocar a famosa música “Jingle Bells”, criando um momento de alegria e integração.
Outra atividade significativa foi a dinâmica “Como me Senti”, realizada todas as sextas-feiras pelos alunos. Nesta ocasião, pais e filhos compartilharam suas emoções e experiências, promovendo um ambiente de empatia e compreensão mútua.
Essas atividades não apenas celebraram o espírito natal, mas também reforçaram a importância da leitura, da música e da convivência familiar. O Projeto “Laboratório de Leitura” e a “Escola ComVida” demonstraram mais uma vez o seu compromisso com a educação e o fortalecimento dos vínculos entre alunos e suas famílias.
“Laboratórios de Leitura” encanta Alunos e Professores
A turma P3B, orientada pela professora Rita Lima, brilhou na apresentação do poema “Dicionário”, da autora Maria Judite de Carvalho, e das obras literárias “Dicionário do Pai Natal”, de Gregoire Solotareff, e “Eu sei tudo sobre o Pai Natal”, de Nathalie Delebarre. A atividade, que promove a leitura e a troca de experiências literárias, envolveu também os alunos e a professora Carla Lima da turma P1A, criando um ambiente de partilha e aprendizagem.
A apresentação contou com uma atuação especial, na qual os alunos da P3B coreografaram e cantaram a canção “Somos bolas de cristal”, animando ainda mais o evento. A atividade culminou com uma troca de presentes significativa: a turma P3B ofereceu um postal de Boas Festas, enquanto os alunos da P1A presentearam os colegas com “Pais Natais”, que servirão para decorar as árvores de Natal de suas famílias.
Dando continuidade ao projeto “Laboratórios de Leitura”, um grupo de alunos da P3B teve a oportunidade de apresentar a história “O Primeiro Natal em Portugal”, da autora Luísa Ducla Soares, ao coordenador de estabelecimento, José Moreno, à coordenadora de Departamento do primeiro ciclo, Rosa Mota Rocha, à professora de Apoio Educativo, Albertina Gonçalves, e à nossa Artista Residente, Sofia Pereira, na biblioteca escolar. Essa atividade não só reforçou o amor pela leitura, mas também estreitou laços entre as turmas e incentivou a criatividade dos alunos.
O projeto “Laboratórios de Leitura” continua a ser uma plataforma essencial para a promoção do hábito da leitura e da expressão artística entre os alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas habilidades literárias e sociais.