Como já aconteceu nas edições anteriores, o Agrupamento de Escolas António Feijó aderiu ao CINANIMA vai às Escolas, oferta do festival de cinema de animação de Espinho (Cinanima), este ano na sua 49.ª edição. Pudemos aceder desta forma a uma seleção de curtas-metragens de animação de autor, oriundas de diversos países.
Para além da visualização em sala de aula, com os seus professores, que aconteceu pelas diferentes escolas do Agrupamento, alguns dos filmes disponíveis foram selecionados para a sessão do Cineclube António Feijó, que aconteceu na sexta-feira, dia 21 de novembro. Cerca de 70 alunos do 5.º e do 8.º ano estiveram no auditório da escola, não só para ver os filmes, como para conversar sobre as técnicas usadas, as bandas-sonoras, as temáticas abordadas.

As preferências dos alunos recaíram, sobretudo, nos filmes Sou água (Espanha, computador 2D), também muito apreciado pelos professores de Ciências Naturais, pela mensagem de cariz ambientalista; EL Dodorado (França, computador 3D), pelo humor; e Yungay (Espanha, computador 2D), por se basear numa triste história real e recordar a pertinência do exercício de sensibilização “A TERRA TREME” que aconteceu na escola no dia 05 deste mês. Também não foi indiferente à plateia a história da raposinha que chega a uma escola de guaxinins (Sabe a casa, Reino Unido, computador 3D), dedicada sobretudo aos alunos internacionais que cada vez mais chegam às escolas portuguesas.
Ver filmes é muito bom. Mas ver filmes e conversar sobre eles é ainda melhor.
Para o ano esperamos ter mais CINANIMA.



