Ao longo do presente ano letivo, os voluntários do projeto Amigos Prováveis da Escola EB 2, 3 António Feijó e Escola Secundária de Ponte de Lima têm realizado visitas mensais aos idosos que se encontram nos Centros Sociais, Paroquiais e Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima.
Centro Paroquial e Social de Fornelos
Durante este ano letivo, um grupo de cinco membros do projeto Amigos Prováveis (Duarte Costa, Lucas Vieira e Martim Reis da Escola EB 2/3 António Feijó e Jéssica Sousa e Melissa Costa da Escola Secundária de Ponte de Lima) têm vindo a desenvolver várias atividades com os idosos do Centro Paroquial e Social de Fornelos.
Estas visitas aos idosos têm como objetivo fazer-lhes companhia ao mesmo tempo que realizam atividades alusivas ao mês decorrente. Por exemplo, em fevereiro, mês dos afetos, os alunos reproduziram numa tela uma árvore onde a impressão digital de cada idoso simbolizou as folhas, dando-lhe como título “Árvore dos Afetos”. Estas sessões terminam sempre com a distribuição de biscoitos feitos pelos alunos, enquanto o Martim Reis toca concertina, a parte favorita dos idosos. Estes revelam-se animados e gratos pela nossa companhia, pois o brilho nos olhos e os sorrisos sinceros mostram o quanto pequenos gestos fazem a diferença.


Centro Paroquial e Social de Rebordões Santa Maria
A nossa experiencia de voluntariado está a ser incrível, pois adoramos ajudar a passar algumas horas de convívio com as pessoas mais idosas. Foram realizadas as seguintes atividades:
- no dia 20 de fevereiro, colorir um desenho impresso e decorar um coração alusivo ao Amor;
- no dia 20 de março, criar pinturas com aguarelas e participar no jogo do galo.
Constança Pereira, Ema Prats, Leonor Monteiro, Maria Inês Monteiro, Matilde Domingues,
6º A
Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima
A nossa experiência na Santa Casa da Misericórdia foi diferente e incrível!
No início, tínhamos muita vergonha e desconforto com os idosos mas, ao longo do tempo, foram-se tornando nossos amigos.
Nas visitas de voluntariado à instituição, realizámos várias atividades e eles divertiram-se muito. Aprendemos muito ao convivermos com eles. É uma forma de os entender para não se sentirem tão sozinhos.
O voluntariado tem mudado as nossas vidas, estamos mais à vontade com os idosos, vendo-os como nossos amigos.
Mariana Malheiro, Matilde Oliveira, Melissa Malafaia, Ana Reis, 7º C
