A equipa do Plano Nacional de Cinema associou-se à Biblioteca Escolar e à Liga dos Combatentes da Grande Guerra, Núcleo de Ponte de Lima, num conjunto de atividades que incluíram uma exposição, uma palestra e, na Praça da República, uma cerimónia de homenagem aos limianos que caíram em combate, assinalando o Dia do Armistício (11 de novembro) e, claro, duas sessões de cinema que envolveram cerca de 120 alunos.
O primeiro filme foi Soldado Milhões, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa (2018), em que se relata a história verídica do soldado português Aníbal Augusto Milhais, que durante a 1ª Guerra Mundial, na Batalha de La Lys, contrariando ordens superiores, enfrentou sozinho sucessivas ofensivas alemãs de maneira a garantir a retirada dos companheiros.
O segundo foi o emotivo Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg (2011), baseado no livro de mesmo nome, do autor Michael Morpurgo, publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1982.
Além do significado da data, a preparação e participação nestas atividades constituíram uma enorme aprendizagem para todos os presentes.