Horta Pedagógica, plantar o futuro

A horta pedagógica na Escola Básica de Ponte de Lima tem sido um projeto inovador que visa integrar a educação ambiental com a aprendizagem prática. Este espaço permite que os alunos aprendam sobre jardinagem, sustentabilidade e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos têm a oportunidade de participar ativamente do cultivo de diversas hortaliças, podendo acompanhar todo o processo, desde a plantação até à colheita. Além de promover uma maior conscientização sobre a origem dos alimentos, a horta também estimula o trabalho em equipa e o respeito pela natureza.

Na semana do Dia Mundial da Alimentação, podemos observar o medronheiro em flor. Aí surgiu a oportunidade de encontrar a feijoa. Plantou-se aipo, espinafres e salsa. Observou-se a evolução das sementeiras de couve de bruxelas e dos rabanetes.

Agarrámos a oportunidade de apanhar da nossa horta couve galega croché, pelo P3C, e as nabiças, pelos P3A e P3B. Todas as hortaliças chegaram à nossa cozinha para delícia das cozinheiras, professores, assistentes operacionais e alunos.

Segundo a professora Conceição Campos, “este tipo de iniciativa, procura complementar a educação teórica, mas também proporcionar aos alunos habilidades práticas que poderão ser úteis ao longo da vida.” Na Escola Básica de Ponte de Lima, a horta pedagógica tem sido um grande sucesso, atraindo o envolvimento de professores, alunos e até mesmo da comunidade internacional como aconteceu no passado dia 14 outubro, com a FEAST General Assembly.