Cineclube António Feijó nos 50 anos do 25 de abril

As duas sessões do Cineclube António Feijó do mês de Abril foram dedicadas à Revolução dos Cravos.

No dia 17, cerca de 70 alunos do 3.º ciclo assistiram ao documentário As Armas e o Povo, de 1975, realizado pelo Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica.

O documentário aborda o período que vai do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974, ilustrando a ação militar e a movimentação de rua, confluentes na vontade e na missão de derrubar o regime.

Na mesma linha, assistimos ao pequeno documentário de cerca de 5 minutos, que integrou a Informação Diária da RTP do dia 1.º de Maio de 1974, sobre a primeira manifestação livre que decorreu em Ponte de Lima nesse mesmo dia.

(https://arquivos.rtp.pt/conteudos/manifestacao-do-1o-de-maio-em-ponte-de-lima/)

Este breve registo documental permitiu aos alunos observar a integração das pessoas da nossa terra no espírito do momento que se vivia, em perfeita sintonia com o que se passou um pouco por todo o país. Uma vez que o filme não tem som, o nosso Diretor, professor José António Silva, aceitou amavelmente o nosso convite para comentar as imagens e responder às questões dos alunos, pois, embora nesse dia se encontrasse na Manifestação de Viana do Castelo, conhece os intervenientes e é um excelente contador de histórias e conversador.

No dia 24, quer no Auditório, quer em sala de aula, várias turmas assistiram e debateram o filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, datado de 2000. É um clássico que revemos todos os anos, sendo que a atenção e a emoção dominam sempre a plateia de professores e alunos de todas as idades.