A Revolução de 25 de Abril de 1974: História, Música e Poesia

Alunos da EB António Feijó em partilha com a Universidade Sénior de Ponte de Lima

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, um pequeno grupo de alunos do 7.º G e do 7.ºF participou na sessão evocativa e comemorativa organizada pela Universidade Sénior de Ponte de Lima, subordinada ao tema “A Revolução de 25 de Abril de 1974: História, Música e Poesia”.

Os seis alunos envolvidos ilustraram, através de um interessante exercício de dramatização, o motivo pelo qual a revolução portuguesa é chamada de “Revolução dos Cravos” e o papel de Celeste Caeiro, protagonista escolhida a propósito da igualdade de género e do papel da mulher na época em estudo. Tratou-se do resultado do projeto interdisciplinar da turma, “Reviver Abril”, realizado nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e História.

Por sua vez, os alunos da Universidade Sénior partilharam entre si e com os alunos da António Feijó as suas próprias vivências e histórias acerca do 25 de abril de 1974, para além de terem assistido a pequenos filmes com imagens, canções e poesia da época.

Foi uma partilha significativa para todos os envolvidos.

Prof.ª Ana Margarida Luciano