Dia Mundial da Árvore

No âmbito da comemoração da Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, que decorreu de 18 a 24 de março, os alunos das turmas 7.ºC e 9.ºB da Escola Básica António Feijó participaram em duas atividades promovidas pelo Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima. No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore e Internacional das Florestas, durante o período da manhã, foi realizada na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, uma ação de monitorização e controlo de espécies exóticas invasoras, em parcelas já intervencionadas por alunos da nossa escola em anos letivos anteriores. Nesta atividade, participaram os alunos do 9.ºB, tendo procedido ao corte de várias centenas de acácias ainda de pequeno porte. A aluna Eva Torres mostrou que aprender pode ser para a vida toda: há uns anos participou numa ação de controlo de espécies invasoras e não se esqueceu do que aprendeu! Tratou de fazer o correto descasque de algumas acácias de maior porte, o que acabará por fazer com que a invasora morra. Esteve muito bem!

Os alunos competiram de forma muito salutar pelo corte do maior número possível de invasoras, tendo sido atribuído, no final da atividade, um prémio simbólico aos vencedores.

No período da tarde, os alunos do 7.ºC participaram numa ação de reflorestação, procedendo à plantação de castanheiros e sabugueiros numa parcela de terreno da referida paisagem. Aprenderam a abrir buracos no solo com o “abre-buracos”, a utilizar a sachola e a colocar estacas que servirão de guia de crescimento às jovens árvores.

As atividades foram realizadas com um excelente empenho por parte dos alunos das duas turmas que, assim, contribuíram para um futuro mais sustentável. Ações locais contribuem para mudanças globais!

Muda o teu mundo, que o mundo muda!