Conferência online All Together in the web: os (DES)Encantos da Inteligência Artificial

No dia 15 de março de 2024, realizou-se uma sessão de sensibilização online no âmbito da Semana do Jovem Consumidor 2024, na qual se abordou os (DES)Encantos da Inteligência Artificial. A sessão esteve presencialmente no auditório da Escola Secundária Pedro Nunes de Lisboa e ligada a todo o país via ZOOM.

Nesta conferência apresentada por Francisco Malhado, tivemos a oportunidade de ouvir diversos profissionais, tais como Fernanda Santos (DECOJovem), Luísa Ribeiro Lopes (DNS.pt), Lígia Azevedo (Direção Geral da Educação), João Pedro Martins (formado em Engenharia Informática), Sofia Ferreira (PNL), Inês Bichão (Ciência da Inteligência Artificial) e Filipe Marques (SIEMENS).

Durante a sessão, foram referidas diversas vantagens da existência da Inteligência Artificial, a saber: o uso da mesma na medicina, o rápido acesso a respostas complexas e resumos na vida académica, a criação de fábricas virtuais, entre outras. Juntou-se uma longa lista de desvantagens como, por exemplo, a incerteza do que é real ou não, a baixa segurança ao navegar-se pela Internet, a exposição constante das pessoas nas redes sociais, a elevada escolha de conteúdo pelo algoritmo.

O orador Filipe Marques, da SIEMENS, referiu duas frases relevantes: “Não é o futuro… É o presente!”; “Se a sustentabilidade é o coração, a digitalização é o cérebro.”.

Outro orador referiu os aspetos positivos e negativos da Inteligência Artificial: a segurança, a decisão, a interação e a pesquisa.

Foi uma ótima experiência, pois ouvimos falar sobre um assunto que está a acontecer nos dias de hoje e que irá evoluir muito mais ao longo dos próximos anos.

Lara Matos, Mariana Morais, Melissa Domingues 8º H