OLIMPÍADAS DA  BIOLOGIA JÚNIOR

Decorreram no dia 16 de março, na escola Básica António Feijó, as Olimpíadas da Biologia Júnior, um concurso de ciência na área da Biologia, destinado a estudantes do Ensino Básico e Secundário (entre o 9.º ano e o 12.º anos) de escolas públicas ou privadas.

As OPB têm como principais objetivos:

• Estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental, desta área de conhecimento;
  • Aproximar a Universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento da realidade do ensino superior;
  • Relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania; Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, a nível nacional e internacional;
  • Estabelecer relações de amizade entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.
  • Estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia, a nível do ensino básico e secundário.

A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento, tendo contado nos últimos anos com a participação da Escola Básica António Feijó, que possibilita aos seus alunos esta experiência, na qual têm obtido excelentes resultados.