Visita aos Idosos de Companhia

Os voluntários do projeto Amigos Prováveis da Escola EB 2, 3 António Feijó, já realizaram duas visitas aos idosos de companhia.

A deslocação foi feita numa carrinha cedida pela junta de freguesia de Rebordões Souto, conduzida pelo Sr.º Fernando Amorim.

Realizada no dia 5 de fevereiro de 2024, a primeira visita aos idosos das freguesias de Fornelos e Rebordões Souto teve a participação dos alunos Gonçalo Pires, Isabel Gonçalves, Tomás Pereira da turma 6º B e Melissa Costa, Jéssica Sousa da turma 9º F, acompanhados pela professora Casimira Pinto e alguns alunos da Escola Básica e Secundária de Arcozelo, juntamente com a professora Elisabete Rodrigues.

Na freguesia de Fornelos, estiveram com um casal que passa os dias no Centro de Dia de Fornelos, a Sr.ª Maria Matos e o Sr.º António Matos. Em Rebordões Souto, conviveram com a Sr.ª Lurdes Puga e o Sr.º José Faria, que vivem sós nas suas habitações.

Foram momentos de partilha e troca de experiências entre todos os envolvidos na visita. Nessa tarde, aproveitou-se para se falar sobre alguns episódios vividos antes do 25 de abril de 1974 e fizeram-se algumas gravações.

A segunda visita foi no dia 4 de março de 2024, durante a qual o grupo de alunos das turmas do 6º B (Afonso Lago, João Pires) e 9º F (Marta Lopes, Marta Sousa) visitaram quatro idosas da freguesia de Rebordões Souto.

Na visita à Sr.ª Deolinda Barros e à Sr.ª Lurdes Puga, ofereceu-se um pequeno cabaz com alguns bens alimentares essenciais, uma vez que são pessoas carenciadas a nível económico.

Para além do convívio, as senhoras Helena Guimarães, Arminda Aurora Pereira, Arminda Calheiros Lobo e Maria Lurdes Pereira, tiveram uma oferta de uns docinhos e um pacote de chá de infusão/cevada moída.

A todas estas pessoas foi oferecido um postal com uma mensagem escrita pelos voluntários que participaram na visita dessa tarde, para alegrar o dia-a-dia dos idosos.

Professora Casimira Pinto