Alunos da António Feijó levam Camões à Universidade Sénior

No ano em que se comemoram os 500 anos do nascimento do “Príncipe dos Poetas”, Luís Vaz de Camões, cinco alunos da turma C do 9.º ano da Escola António Feijó foram convidados para partilhar os seus conhecimentos com o grupo de Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade Sénior de Ponte de Lima. O António, o Diogo, o Martim, o Rodrigo e o Tomás aceitaram o desafio com entusiasmo e desempenharam o papel de professores, no dia 21 de fevereiro.

Depois de terem apresentado alguns factos e mitos relacionados com a vida do Poeta, centraram a aula na Proposição d’Os Lusíadas, a parte inicial da obra em que Camões enuncia a sua intenção: dar a conhecer ao mundo os feitos grandiosos do povo português. Contextualizando, explicaram o que é uma epopeia e expuseram aspetos da estrutura interna e externa da obra.

Durante a sessão, a leitura silenciosa das três estâncias da Proposição foi acompanhada pela sua declamação, a cargo do Martim, que as sabia de cor (e não é o único jovem do grupo a ter conseguido tal feito!).

No final, foi desenvolvida uma pequena tarefa em cuja execução os mais jovens acompanharam os menos jovens, colaborando de forma muito amável.

Aqui estão alguns testemunhos:

«Fantástico o encontro das duas gerações. Uma didática interessante, inclusiva e libertadora dos mitos, fazendo-nos perceber, e neste caso com os jovens alunos, que a cultura e o saber aproximam os povos e as gerações. Adorei!!!!» Ângela Macedo (US)

«Sessão com um grupo de jovens generosos e atenciosos. Foi muito bom este encontro de gerações. Aula, como sempre, cheia de entusiasmo e dádiva. Obrigada.» Eduarda Vale (US)

«Foi uma aula cativante, assisti com entusiasmo e ao mesmo tempo admiração ao ver aqueles jovens tão disponíveis para acompanhar uma geração de idade tão diferente, mas não menos interessada. Obrigada.» Júlia Vaz (US)