Cineclube António Feijó – Um Iaque na Sala de Aula – «O professor toca no futuro»

Foi com muito agrado que em outubro recebemos cerca de 60 alunos para a primeira sessão do Cineclube António Feijó do presente ano letivo. Mas para além dos que se deslocaram ao auditório da escola, outros tiveram a oportunidade de ver o filme em sala de aula.

Assim, cerca de 100 alunos da EB António Feijó, desde o 5.º ao 9.º ano, passando pela turma de PLNM, e 8 docentes assistiram ao filme butanês Um Iaque na Sala .de Aula, um dos filmes propostos na plataforma streaming do Plano Nacional de Cinema.

O filme escolhido é um excelente exemplo de um dos poderes mágicos do cinema: fazer-nos viajar para outros locais, outras culturas. Neste caso, fomos até à escola mais remota do mundo, entre o Butão e o Tibete, para acompanhar o professor Ugyen, um jovem da cidade, cujo sonho, na verdade, era emigrar para a Austrália e lá se tornar cantor. Mas o cumprimento da sua obrigação enquanto docente do Estado vai mudar a sua visão do mundo, para além de mudar a vida dos seus jovens alunos e, por arrasto, da comunidade de Lunana, onde é colocado para concluir o seu contrato.

Se, ao ver o filme realizado por realizado e escrito por Pawo Choyning Dorji (uma primeira obra que se tornou na primeira longa-metragem do Butão a receber uma nomeação ao Óscar de Melhor Filme Internacional em 2019), nos maravilhamos com as paisagens, a cultura, o som da língua, refletimos também sobre assuntos como a sustentabilidade e o aquecimento global. Contudo, o que verdadeiramente nos comove é ver uma forma de viver a escola tão diferente e a importância dada ao professor, que «deve ser respeitado porque toca o futuro».

Atividade realizada com as turmas 5.º G e PLNM

Antes de assistirem ao filme, foram propostas aos alunos da turma de Português Língua Não Materna e à turma do 5.ºG, duas atividades de pré-visionamento.

A primeira abordagem ao filme foi feita com a apresentação do seu cartaz publicitário. Depois de observado, os alunos foram levados a explorar todos os elementos visuais, imagem e texto, para que pudessem extrair informações, formularem pontos de vista, levantar hipóteses relativamente à temática do filme, às personagens, à localização espácio-temporal da narrativa e ao possível enredo. De seguida, informados de que a história narrada no filme se localizava no Butão, país pouco conhecido, foi apresentado um vídeo sobre aquele país que lhes forneceu informações referentes à localização geográfica, clima, natureza, religião, governo, tradições (arquitetónicas, culturais, desportivas, culinárias…) e algumas curiosidades.

Posteriormente, os alunos manifestaram a sua opinião relativamente ao que mais os marcou no filme e referiram, entre outros: a sala de aula desprovida de quaisquer condições materiais; a alegria e interesse das crianças em aprender; o respeito de todos pelo professor; a capacidade de se poder fazer muito com quase nada; a possibilidade de se ser feliz onde menos se espera; a vida e as tradições dos aldeões. Algumas alunas emocionaram-se com o momento de despedida do professor e da leitura da carta redigida pela delegada de turma. Outros referiram a tristeza que sentiram perante a desilusão vivida pelo professor, depois de concretizar o seu sonho de ser cantor na Austrália.