O meu nome é Eduardo Barbosa, frequento o 8º ano, e participei numa sessão de sensibilização online alusiva à “Semana do Jovem Investidor 2023”, dinamizada pela DECOJovem.
Na terça-feira, dia 3 de outubro de 2023, as turmas 8º B e 8º C da Escola EB2,3 António Feijó de Ponte de Lima foram surpreendidas com uma sessão informativa sobre a temática “Poupar, Investir e Gastar”. Esta sessão foi realizada por videochamada, no âmbito da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação.
A Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa global a nível mundial, promovida pela IOSCO (International Organization of Securities Commissions) que tem como principal objetivo alertar para a importância da educação financeira e da proteção do investidor, onde a DECO (Associação Portuguesa para a defesa do consumidor), é uma das entidades parceiras. Este momento informativo revelou-se de extrema importância, porque fez-me pensar no futuro, e na forma como eu posso gerir melhor, aquele que é um bem fundamental na nossa vida, que é o dinheiro.
Esta sessão sensibilizou-me para a necessidade de, desde cedo, aprender a investir dinheiro, com segurança. Ou seja, investir não é apenas gastar dinheiro, mas é definir uma estratégia, com maior ou menor risco, com maior ou menor retorno de ganhar mais dinheiro. Deve-se definir metas realistas e fazer investimentos em produtos, ou áreas de interesse de uma forma contínua e persistente, analisando a cada momento, os riscos associados ao investimento feito. O objetivo nunca será apenas, o produto final, mas todo o processo contínuo de melhoria e aprofundamento do investimento.
Dei comigo a pensar que as pessoas mais ricas do mundo são as que investiram mais cedo e sempre acreditaram que um investimento, ainda que pequeno, pode tornar-se em algo muito maior.
Mais do que gastar dinheiro, algo que é necessário na nossa vida, é fundamental que por trás desse gasto haja investimento, ou seja, dar sentido e justificar o dinheiro gasto, para que este seja rentabilizado.
Para ter dinheiro para gastar e investir é fundamental, poupar.
Definir regras de poupança é reservar dinheiro de parte para alguma emergência, funcionando como um colete de salvação se por exemplo, fizermos maus investimentos e tivermos dificuldades financeiras.
Poupar dinheiro apenas, juntá-lo e não investir, não me parece que seja, uma decisão inteligente, porque não gera frutos, não permite evolução ou mudanças. É fundamental investir dinheiro, nas mais diferentes áreas da nossa vida para podermos colher os frutos desse mesmo investimento. Por exemplo, investir na minha formação pessoal, ainda que seja necessário gastar dinheiro, vai permitir que eu me forme um adulto responsável e mais apto para enfrentar o futuro.